- Trecho de um movimento de automóvel;
- Movimentos de elevador (exceto no início e no final);
- Quedas de objetos com atrito do ar tendo o corpo já atingido a velocidade terminal, etc.
As proprieades do MRU podem se estudadas se você dispuser de um carrinho a pilha (que ande em linha reta, mantendo sempre a mesma velocidade), de um cronômetro (desses de relógio de pulso) e de uma régua. Cuidado para não adquirir um carrinho que seja muito veloz.
1. Marque sobre o chão (superfície horizontal) posições de 50cm em 50cm, até completar uma distância de aproximadamente 3 metros.
2. Numere essas marcas, iniciando do 0,50,100, e assim por diante.
3. Ligue o carrinho e, logo que ele passar pela primeira marca, assume o seu cronômetro. É bom que você treine um pouco como obter tempos em um cronômetro sem ter de travá-lo.
4. Use o botão de lap ou split a fim de anotar o tempo gasto para o carrinho passar pelas posições assinaladas.
5. Preencha, então, a tabela:
Posição(cm) / Tempo(s)
0_0
50_0,98
100_1,02
150_1,015
200_0,985
250_1,032
300_1,058
a) Com os dados da tabela, determine a velocidade do carrinho.
R: distância total percorrida= 300cm= 3 metros
Tempo total= 6,09 segundos _ v=d/t. V=3/6.09. V=0,49m/s
b) Use os resultados acima para construir um gráfico posição(x) x tempo (t), usando uma folha de papel milimetrado. (resposta à parte)
c) Calcule a inclinação desse gráfico. Qual é o significado físico dessa inclinação?
R: A inclinação nos fornece a velocidade do gráfico, que representa a operação distância pelo tempo.
d) Utilizando ainda a mesma marcação no chão, ponha o carrinho para se movimentar e acione o cronômetro quando ele passar pela posição 50cm. O valor da velocidade do carrinho mudou? E o aspecto do gráfico?
R:Sim, a velocidade do carrinho mudou, assim como o aspecto do gráfico, porque a divisão no total, alterou o gráfico.
e) Repita a experiência, colocando o carrinho para se movimentar no sentido oposto (com as posições decrescentes e saindo da posição 250cm).
f) O valor de sua velocidade mudou? E o aspecto do gráfico?
R:Não, ambos não se alteraram, porque a distância percorrida foi a mesma, só que em sentido oposto.
g) Se você dispuser de dois carrinhos de diferentes velocidades, as experiências podem ser mais elaboradas. Meça, separadamente, a velocidade de cada carrinho. (resposta à parte)
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