Atividade A7
Material: Cronômetro e régua de pelo menos 30 cm
1ª experiência: Em boa parte dos experimentos que iremos realizar, não contaremos com instrumentos que possam medir o tempo, sem a nossa interferência. Por exemplo, ao medir o tempo que um carrinho a pilha gasta para se deslocar de um ponto a outro, podemos contar com o auxílio de um cronômetro, porém ele terá de ser acionado pela mão, na maioria das vezes. Muitos relógios digitais de pulso têm a função de cronômetro, medindo décimos, centésimos e até milésimos de segundo. Será que nós temos reflexos tão rápidos para podermos usar os décimos, centésimos e milésimos de segundo do cronômetro?
Para verificar isso, faça a seguinte experiência:
1. Forme um círculo, junto com 10 colegas, dando as mãos uns aos outros;
2. Um dos alunos segura um cronômetro (o seu colega deverá segurá-lo pelo braço);
3. No momento em que o relógio for acionado, o garoto que estiver segurando o aluno pelo braço deverá apertar a mão do que estiver à sua direita;
4. Logo que o vizinho sentir o aperto de mão, deverá transmitir esse aperto para o outro colega a seu lado e assim, sucessivamente, (como um telefone sem fio);
5. Quando retornar à pessoa que segura o cronômetro, ela deve pará-lo.
Com o tempo marcado, você pode calcular um tempo médio de reação para cada pessoa do grupo sentir o aperto e transmiti-lo para o vizinho. Repita a experiência algumas vezes e procure responder à pergunta proposta inicialmente.Um estudo que pode ser relacionado com essa situação é a questão de um reflexo de um motorista ao observar uma situação de perigo e pisar no freio.
R:Nós, do grupo, concluímos que é muito difícil calcular o tempo de reação humana em décimos, centésimos e milésimos de segundo. Ao tentar medir, por exemplo, na experiência acima o tempo, observamos que diversas vezes o tempo passou de um segundo. Contudo, em uma dessas vezes observamos que o tempo medido foi de 0,974 décimos de segundo.
2ª experiência:
1.Um aluno A deve segurar uma régua de pelo menos 30 cm, na ponta dos dedos, de tal modo que um segundo aluno B deverá ficar com as pontas dos seus dedos do ponto zero da régua e pronto para segurá-la.
2. Assim que o aluno A liberar a régua, o aluno B tentará prendê-la entre seus dedos, deixando-a percorrer a menor distância possível.
3. Repita a experiência umas três vezes e tire a média dos resultados.
4. Para calcularmos o tempo de reação vamos substituir o resultado na equação d=1/2gt², onde g=9,8, drepresenta a distância que a régua desceu e t será o tempo de ação do aluno. Explicando t, teremos:
t=(raiz quadrada de)2d/9,8
Resultados da experiência:
1ª: 18 cm_t=1,91 segundos
2ª: 16 cm_t=1,8 segundos
3ª: 10 cm_t=1,42 segundos
Parece que vocês usaram a distância em cm, pois esse tempo de reação está muito grande! Refaçam os cálculos dos tempos de reação com a distância em m(metros) -> 10cm = 0,1m
ResponderExcluirOutra coisa, essa é a segunda experiência da atividade A7. Ainda falta a primeira e fotos das duas, ok?!
Abraços
João Paulo